PT   |  ES |   EN

|

Autor nacional, Andrew Oliveira, utiliza quatro artes para apresentar história

Explorando as grandes possibilidades proporcionadas pelas variadas manifestações artísticas, o artista Andrew Oliveira, de apenas 26 anos, chamou a atenção em entrevista ao explicar como se beneficiou de alguns meios artísticos para compartilhar um universo presente em Vazio da Forma, seu livro lançado pela Skull Editora. 

Primeiramente, para criar a capa para seu livro, o autor amapaense utilizou do seu amor pela fotografia. Segundo ele, fotografar é uma arte muito complexa, pois requer uma nova maneira de ver as coisas: “É você criar a sua própria maneira de enxergar. Enxergar é muito difícil”. Quanto ao que buscou usou da fotografia para a capa de seu livro, completou:  “me desvinculei da homogeneização de imagens que se vê em redes sociais, das mesmas poses, das mesmas ideias, do mesmo tratamento. Não era isso o que eu queria buscar. Eu queria outra coisa.”

Assim, como inspiração para a ilustração da capa do livro, Andrew utilizou duas referências fotográficas que produziu em momentos diferentes da sua vida. Na pintura, uma das fotos transformou na Sombra, a entidade que persegue Frey personagem principal, no decorrer do livro, e a outra, o autor transformou em Frey, de costas, dentro do corpo da Sombra, sendo consumido por ela. 

No desenho, a cabeça do personagem está posicionada no peito da Sombra para simbolizar um buraco no peito, uma alegoria sobre a depressão, um dos principais assuntos da sua obra, que Andrew trabalhou para evocar.

- Publicidade -

Com a parte visual pronta, depois de usar da fotografia e da pintura, o autor evocou a arte literária para dar vida à sua história. O livro, em prosa, é recheado de diálogos e reflexões poéticas, além de abordar diversos temas importantes, como a depressão e a homossexualidade. 

Por fim, com a obra pronta, Andrew produziu um curta-metragem representando sua história com a arte cinematográfica. O filme é muito conceitual e fecha de forma exímia o universo de Vazio da Forma. Como o escritor afirmou, em entrevista: “Livro, fotografia, pintura e filme, tudo do mesmo universo”. 

A obra pode ser adquirida na loja online da Amazon e o curta-metragem está disponível no canal do Youtube de Andrew. 

Link para o curta: https://youtu.be/Xh4QMzaizG8

Sobre o livro 

Na história acompanhamos Frey, um pintor homossexual atormentado por uma entidade chamada A Sombra, e que precisa encarar o desaparecimento de sua filha Lírio, lhe catapultando numa imersão de memórias enquanto tenta manter as rédeas do seu casamento com Jacinto, seu marido, e iniciando além da busca pela filha perdida, uma maneira de recuperar a sua fé nas Três Irmãs, as deusas matriarcais de sua terra natal. 

Sobre o autor

Andrew Oliveira é escritor, tem 26 anos, e é natural de Macapá (AP), onde morou até concluir o ensino médio. Fez faculdade de Cinema e Audiovisual em Belo Horizonte (MG), no Centro Universitário UNA. Em 2016, se mudou para São Paulo, para trabalhar com fotografia e com seus outros projetos pessoais. É autor dos livros Santuário e Vazio da Forma.

Redes sociais

@cherry_mayfair no Twitter

@deirdremayfair no Instagram

Fonte: Carolina Monteiro

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.