PT   |  ES |   EN

|

Arthus Fochi lança “Cinema Nacional” dentro do projeto Astronauta Singles

Após estrear pelo selo Astronauta com a faixa inédita “Quarentena”, o cantor e compositor carioca Arthus Fochi revela “Cinema Nacional”. A canção e clipe integram também o projeto Astronauta Singles, que comemora os 20 anos da label baseada no Rio de Janeiro e tem distribuição da Universal Music.

A composição traz a visão única de Fochi e sua relação com a política atual. Usando de uma lírica afiada, ele contextualiza o recente corte de verbas do Fundo Setorial do Audiovisual e ressignifica essa crise para falar em um panorama mais amplo, das desigualdades perenes e banalizadas no Brasil.

“‘Cinema Nacional’ é uma música que conta um pouco de um cansaço, de sempre ler e ouvir notícia ruim. De como o caos vende, de como a tragédia é viciante. Mas também é uma música que fala outras coisas, de alienação, de esperança, da contradição. Sinto que essa canção acabou adquirindo muitas matizes reflexivas, e acho que é uma obra com um teor irônico também. Eu gosto de escrever para muitas interpretações. E de alguma maneira é bem íntima, por exemplo, realmente eu adoro ver séries de histórias medievais”, revela Arthus.

O vídeo se inspirou no tradicional uso do sangue e sensacionalismo para vender jornais e traz essa ideia para o contexto do cinema, em que os filmes de guerra e variadas modalidades de violência são alguns dos de maior bilheteria. Incorporando a realidade da atual pandemia e a crise econômica gerada por ela, o clipe é estrelado por “Bolão”, vizinho de Arthus Fochi, durante o dia da sua mudança da rua onde morou por 45 anos.

- Publicidade -

Esta é a segunda faixa do artista refletindo sobre o momento de isolamento social devido à Covid-19 – a primeira foi sua estreia no projeto Astronauta Singles, com “Quarentena”.

Arthus Fochi é compositor, poeta, cantor, e pesquisador. Atua no desenvolvimento e intercâmbio cultural entre diversos países da América Latina. Com seu trabalho solo procura misturar ritmos e diferentes estéticas, variando entre o folk latino americano, a MPB, a world music, a música experimental, lo-fi e o jazz. Além de suas próprias composições, Arthus também produz outros artistas e é diretor do selo Cantores del Mundo, onde reúne artistas independentes do Brasil e de outros países da América do Sul.

Esta é a quarta faixa do projeto Astronauta Singles, idealizado e produzido com direção artística de Leonardo Rivera, gravado pelo próprio Arthus no estúdio Cantores Del Mundo, e mixado e masterizado por Gui Marques no estúdio Frigideira. A distribuição é da Universal Music.

Assista a “Cinema Nacional”:

Fonte: Build Up Media

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.