PT   |  ES |   EN

|

Duo experimental Bemônio convida Bernardo Oliveira e Paulinho Bicolor em novo álbum “Luz Azul”

 

Uma gama emocional extensa permeia o álbum “Luz Azul”, novo trabalho de Bemônio. Projeto carioca capitaneado Paulo Caetano (synths e voz) e Eduardo Manso (guitarras e synths) e destaque no cenário experimental brasileiro, o duo recebe o músico e ativista cultural Bernardo Oliveira em um álbum onde expõem a inquietude dos tempos atuais. Juntos, eles contam com a participação especial de Paulinho Bicolor na cuíca. O lançamento é do QTV Label e chega junto do clipe de “Ato Idiota”.

Ouça “Luz Azul”: https://smarturl.it/BemonioLuzAzul

- Publicidade -

Veja o clipe “Ato Idiota”: https://youtu.be/flvB-BZqaKM

A dualidade do conceito de “Luz Azul” guia o álbum em variados espectros. Se por um lado esse comprimento de onda luminosa é usado para tratar insônia e depressão, por outro pode trazer danos permanentes à visão. Caminhando por essa linha tênue, o primeiro álbum de Bemônio desde o elogiado “Vão” (2017) é um ponto fora da curva dentro do histórico do projeto. 

O conceito surgiu em uma jam session em que Paulo Caetano e Eduardo Manso convidaram Bernardo Oliveira. O músico contribuiu com seus instrumentos de samba – pandeiro, tantan e chocalho -, além de incorporar elementos como tímpano virado, folhas secas, grelhas percutidas sobre mesa de ferro e gravações de campo disparadas do celular. Somando-se a isso, a cuíca envenenada de Paulinho Bicolor cobriu as faixas acentuando a timbragem do samba dentro de uma linguagem abstrata. Por fim, a mixagem de Renato Godoy veio para abrir o som e expandir esses conceitos. O trabalho visual foi realizado pelo designer e artista visual Adriano Motta (www.odivino.com).

Bemônio é referência no experimental do Brasil. O duo combina de forma original elementos do industrial e da música de ruídos, tudo com forte influência do improviso livre e do metal. “Doom jazz” foi um dos termos utilizados para descrever o experimentalismo sombrio da dupla. Em dez anos de atividade, lançaram sete discos, dois álbuns ao vivo e um EP. “Luz azul” vem para somar a essa discografia. O álbum já está disponível para streaming nas principais plataformas digitais de música.

Ouça “Luz Azul”: https://smarturl.it/BemonioLuzAzul

Veja o clipe “Ato Idiota”: https://youtu.be/flvB-BZqaKM

Fonte: Nathália Pandeló Corrêa

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.