PT   |  ES |   EN

|

Rubah canta a liberdade em momentos difíceis em EP que vai além do rock que marca seu trabalho

 

Em tempos difíceis, a arte sempre foi um caminho para reinvenção e forças para superação. Pensando nisso, Rubah une rock, punk e hardcore em canções de diversos lugares do mundo que cantam isso no EP “Libertad”, já disponível em todas as plataformas de música digital.

Ouça “Libertad”: https://bit.ly/LibertadEP

- Publicidade -

Totalmente produzido em quarentena, o trabalho reúne versões para canções de Lucio Battisti (Itália), Rodrigo Gonzalez (México), Silvio Rodriguez (Cuba) e a banda La Renga (Argentina) e quer apresentar uma nova faceta de Rubah.

“São músicas que compõem o meu gosto musical para além do rock, do punk e do hardcore. Gosto muito delas em suas versões originais, e estes artistas têm em comum a rebeldia, a estética inovadora e a liberdade como princípio. O resultado me surpreendeu no sentido de que percebi no final uma influência do rock, blues e indie rock dos anos 70 que não percebia no cotidiano”, explica ele.

Rubah é o nome artístico do escritor, compositor, guitarrista e músico mineiro Edgard Leite de Oliveira. O novo batismo veio como um apelido dado por uma amiga iraniana que disse que ele teria o rosto de Rubah. Essa é uma palavra usada em alguns países da África e da Ásia referindo-se a lobo, cão de caça. Essa imagem de força, de algo global e sem fronteiras se reflete no som do artista, que liga o rock com raízes da cultura latino-americana.

Rubah foi vocalista e fundador da banda MISERICORE no fim dos anos 90,  onde gravou os discos “Cidadão Perfeito” (2001) e “Misericore” (2004). Ele também foi vocalista e fundador da banda M.E.KA. e baixista da banda DOPS de 2012 a 2015, gravando diversos trabalhos. 

Toda essa experiência acumulada se refletiu em sua carreira solo, iniciada em 2019. A músicas tiveram voz, baixo e guitarra gravados no estúdio Delirio Graba em Buenos Aires, dividindo a direção musical com Ivan Caplan, produtor reconhecido pelos grandes trabalhos no rock argentino.

Apresentadas no EP “Encruzilhada”, as canções apresentam uma inquietação artística e sonora com a contemporaneidade e a modernidade, na tentativa de expressar sentimentos latino americanos. Essa estética se amplia no segundo EP do artista, “Libertad”.

“Este trabalho tem o grande desafio de colocar minha identidade musical,  em canções que gosto do ponto de vista harmônico, estético, histórico, das letras e trazer uma homenagem aos trabalhadores dos países onde foram compostas como forma de mensagem positiva – que apesar deste momento ruim, estamos vivos e seremos melhores no futuro. Um baita desafio”, conclui ele.

A busca por uma visão global de problemas pessoais que nos tornam humanos é parte da alma do trabalho de Rubah. Com produção do artista e mixagem e masterização de Jorge Guerreiro, “Libertad” está disponível em todos os serviços de streaming de música.

Ouça “Libertad”: https://bit.ly/LibertadEP

 

Ficha Técnica:

Produção musical por Rubah

Gravado no estúdio Massa, Viçosa (MG) em Junho de 2020.

Mixado e masterizado por Jorge Guerreiro.

Guitarra e voz: Rubah

 

Músicos convidados:

Guitarra – Rone Gomes de Freitas

Baixo – Lucas Junio

Bateria – Lucas Nunes

Fonte: Daniel Pandeló Corrêa

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.