Celebs | Filme ‘A Volta’ é exibido em Sorocaba com a presença de elenco
Por S8 Comunicação Integrada / Publicado quarta-feira, 03 out 2018 17:08

Filme ‘A Volta’ é exibido em Sorocaba com a presença de elenco

Filme baseado em uma história do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho foi rodado inteiramente na cidade; longa-metragem tem roteiro e direção de Ronaldo Uzeda

Antes mesmo de fazer a estreia nas salas de todo o país o longa-metragem ‘A Volta’ teve a primeira exibição em Sorocaba, na última segunda-feira (24). A estreia da produção, que foi integralmente filmada na cidade, contou com a presença de atores renomados como Tuca Andrada, André Ramiro, Roney Villela, Guga Coelho, Nando Cunha, Charles Paraventi e Yuri Ribeiro, que assumiram papéis no filme, além de diretores, profissionais envolvidos e convidados que prestigiaram o resultado final exibido na sala Macro XE Cinépolis no Shopping Iguatemi Esplanada, um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo.

Além dos atores citados o longa tem ainda as atrizes, Guilhermina Guinle, Antonia Moraes, Nathália Rodrigues, entre outros atores, e foi inteiramente rodado em Sorocaba. A previsão de entrar no circuito nacional é para 2019.

Com roteiro e direção de Ronaldo Uzeda, o enredo mostra a história do engenheiro George (Tuca Andrada), que após perder sua esposa Bruna (Guilhermina Guinle) em um trágico roubo seguido de assassinato e ver sua neta Rebeca (Liv – na primeira fase – e Antonia Morais – na segunda fase) sendo sequestrada, anos depois, pelos assaltantes, sai em busca de justiça ao ver o caso ser arquivado pela polícia. O filme foi baseado em uma história do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. A produção executiva é de Fabrício Coimbra.

Durante o lançamento Paulo Flávio agradeceu a toda equipe que contribuiu para a produção e demonstrou satisfação em trabalhar com o meio cinematográfico, ambiente que anteriormente não possuía contato. “Essa história foi concebida a mais de uma década e eu sempre tive vontade de colocar na tela. Foi quando encontrei o Ronaldo há dois anos e desde então estamos nessa trajetória”, contou o empresário que também ressaltou a importância das filmagens serem integralmente feitas na cidade do interior e a escolha dos melhores equipamentos com o auxílio do diretor de fotografia Marcelo Brasil. Na ocasião, Marcelo Brasil parabenizou Paulo Flávio pelo incentivo à arte.         

A estratégia de produção do longa em Sorocaba deu ênfase no aspecto regional, privilegiando inicialmente o interior de São Paulo. “Eu já tinha muitos cenários definidos numa cidade fácil de ir e vir e ao mesmo tempo a decisão de projetá-la no cenário cinematográfico nacional”, comentou Paulo Flávio. Para o diretor Ronaldo Uzeda a cidade surpreendeu a todos. “Sorocaba é uma cidade especial. Eu não sabia. Foi prazeroso trabalhar aqui, as pessoas são mais atenciosas e dedicadas que em São Paulo, por exemplo. Embora situada a apenas uma hora de São Paulo, muda bastante, por ser menor é uma cidade acolhedora e muito rica em pessoas e estrutura. Exibir o filme aqui é gratificante porque foi um trabalho enorme e contamos com o apoio de muitas pessoas para viabilizar as filmagens na cidade”, comentou o diretor.

Produção inédita

Segundo Uzeda, os esforços foram grandes. “Em quinze meses conseguimos escrever uma estória original, roteirizar, produzir, filmar e agora estamos exibindo. Este prazo é inédito. Nunca se fez nada de qualidade em um prazo tão curto. E qualidade do nosso filme tem muita. Conteúdo, produção, direção de arte. A fotografia é excelente, feita por um dos melhores e mais famosos diretores de fotografia hoje em dia, o Marcelo Brasil”, comentou. A trilha do filme é assinada por Tavito Carvalho e Maurício Novaes.

O elenco reúne grandes talentos, um fato muito raro no cinema nacional. Segundo o diretor, em apenas um mês de filmagens foi possível reunir grandes atores nessa produção. “Deu um trabalho louco montar este cronograma de filmagens, onde os atores ficavam no triângulo Sorocaba/Rio e São Paulo, indo e vindo o tempo todo intercalando com novelas, teatro e outros projetos em andamento. Ninguém sabe disso, e só agora estou contando, mas administramos os maiores desafios com a finalidade de garantir a presença de tantos talentos reunidos neste filme”, frisou. Segundo Uzeda, a operação desse trabalho foi árdua. “Filmávamos de madrugada porque o Tuca Andrada tinha teatro em SP até 22h30. Até chegar a Sorocaba, comer, maquiar com caracterização e entrar no set de filmagens já eram quase duas horas da manhã. Quem está de fora não sabe e acha tudo muito confuso, mas são decisões artísticas e essenciais para se chegar a um resultado tão bom como o que alcançamos. Enfim, fazer cinema é um grande desafio e coisa para visionário que é apaixonado pelo que faz”, ressalta.

Contexto atual

Segundo Paulo Flávio, o filme traz um contexto muito atual da realidade e os últimos dois anos foram de muito trabalho. “O filme ficou melhor que a expectativa, um dos melhores filmes nacionais comparados a um bom filme americano”, comenta. De acordo ainda com ele, o cenário nacional hoje coincide 100% com essa história criada há tanto tempo. “Parece que foi feita justamente para o dia de hoje, deixando um recado que precisamos urgentemente de Justiça”, comenta.

Para o diretor a proposta sempre foi entretenimento. “Trata-se da estoria de um homem que se revolta com a impunidade e vai atrás de vingança. Dentro do contexto atual do país pode parecer um filme de cunho político ou partidário, mas garanto que é apenas um drama com ação e certo suspense. Exploramos muito os personagens e atores nos deram um excelente resultado”, comenta Uzeda.

Circuito comercial

Enquanto o longa-metragem não entra em circuito comercial – o que está em negociação -, a produção do filme acredita em projeções imediatas. “As expectativas são boas. Vivemos este ano os piores resultados de bilheteria de cinema da década. Copa do Mundo e eleições interferem bastante no equilíbrio do mercado de exibição. Então para próximo ano acredito que tenhamos melhores resultados e, consequentemente, maior interesse das distribuidoras em investir mais nos lançamentos do cinema nacional”, frisa.

Questionado sobre a mensagem da longa, o diretor revela: “O filme é uma obra aberta, você terá varias interpretações. Eu tenho a minha, mas prefiro não interferir nas opiniões de cada espectador. O objetivo é entretenimento e diversão”, conclui.

Sobre a Cinépolis

A Cinépolis é a maior operadora de cinemas na América Latina e a segunda no mundo com operação de mais de 5.400 salas em treze países. Desde sua chegada ao Brasil em 2010, é a rede com maior crescimento no mercado. Atualmente opera 50 cinemas em todo o Brasil com 369 salas com marcas destaque como Macro XE e IMAX. A Cinépolis é a maior operadora de salas VIP no país, também conta com a tecnologia 4DX – salas com poltronas com movimentos e instalações para gerar mais de 20 efeitos especiais sincronizados com o filme.

Sobre o Shopping Iguatemi Esplanada

Fruto da união da história que o shopping Esplanada construiu na região com a expertise e qualidade da marca Iguatemi, o Iguatemi Esplanada é um dos maiores complexos de uso misto do interior de São Paulo, unindo o shopping e uma torre comercial. O shopping tem mix completo e adequado ao público da região. No total são 390 lojas, 40 operações de alimentação, sendo oito restaurantes, sete salas de cinema, além de um estacionamento com 4.200 vagas, sendo 2.000 delas cobertas. Mais do que isso, o Iguatemi Esplanada oferece serviços exclusivos e tem como missão proporcionar experiências únicas a seus clientes.

 

Serviço:

Exibição : A Volta

Local: Sala Macro XE – Cinépolis Iguatemi Esplanada – Terraço, ALA SUL

Horário: 21h (sessão exclusiva para convidados)

Endereço: Ala Sul: Av. Gisele Constantino, 1850 – Parque Bela Vista – Votorantim

Endereço: Ala Norte: Av. Izoraida Marques Peres, 401 – Altos do Campolim – Sorocaba

Informações: (15) 3219.9900 / www.iguatemiesplanada.com.br /

 

CRÉDITO DAS FOTOS: MIGUEL PESSOA 

FOTOS CENAS DO FILME : JOÃO NAVES 


É permitida a reprodução desde que de forma individual (não de todas as matérias), citadas a fonte (Site Celebs.com.br) e créditos de fotos.