Celebs | Disco Duro une sons orgânicos e eletrônicos no experimental single de estreia “Bb”
Topo
Sunglass Hut - BR
Por Daniel Pandeló Corrêa / Publicado sexta-feira, 29 maio 2020 15:26

Disco Duro une sons orgânicos e eletrônicos no experimental single de estreia “Bb”

Oakley BR

O artista carioca Pitter Rocha estreia seu projeto Disco Duro com o experimental single “Bb”. Construído entre samples e loops de guitarra e sons eletrônicos, a faixa já está disponível nas plataformas digitais através do selo Diáspora e chega acompanhada de um clipe.

Veja “Bb”: https://youtu.be/XRmJAdGHx4o
Ouça “Bb”: https://smarturl.it/DiscoDuroBb

‘Bb’ é uma música construída a partir de sobreposições de loops da mesma ideia musical manipulados digitalmente em tempo real. Essas transformações geram diferentes camadas para a música, onde as voltas deformadas mantém a sensação da música não ter fim”, conta Pitter Rocha.

Disco Duro é um trabalho de música eletrônica a partir da pesquisa acadêmica de Rocha sobre o som do Afrofuturismo. Nele, o músico investiga os gêneros da diáspora negra e as inovações na linguagem musical que essas culturas criaram no século XX e atualmente. Mesclando música eletrônica, free jazz, dub, hip hop e música brasileira, Disco Duro é uma máquina-híbrida de ficções sônicas para novos horizontes entre o humano e máquina, som e imaginação.

“A ideia inicial surgiu em 2015 durante a minha graduação em música onde criei o projeto para a aula de música experimental, cuja a propostas era desenvolver performances musicais de improvisação livre com a guitarra e o computador. Nessas improvisações seriam utilizados as possibilidades de processar o som da guitarra e o uso de samples de falas, recortes de discos, sons de máquinas, todo som que estivesse no disco rígido”, completa o artista.

A produção musical, guitarras e elementos eletrônicos são de Rocha com Daniel Duarte Barros na técnica e mixagem. A masterização é de Hugo Noguchi. O lançamento é uma aposta do selo Diáspora, projeto que pretende dar visibilidade para que artistas descendentes de diásporas externas e internas ao Brasil se insiram de modo profissional no mercado musical. O single de Disco Duro está disponível em todas as plataformas de streaming musical.

 


É permitida a reprodução desde que de forma individual (não de todas as matérias), citado o autor, a fonte (Site Celebs.com.br) e créditos de fotos.

Comentários

Oakley BR