PT   |  ES |   EN

|

Melro lança single “Conversa de Pescador”

O contraste entre o orgânico e o eletrônico, o cinza das cidades e o azul do mar, a pressa e a calmaria guia “Conversa de Pescador”, segundo single de Melro, projeto do cantor e compositor Marcio de Andrade ao lado do produtor e multi-instrumentista Renato Amu. A faixa já está disponível nos serviços de streaming e amplia a sonoridade apresentada no clipe de estreia, “Convidada Indesejada”.

 

Ouça “Conversa de Pescador”: https://smarturl.it/ConversaDePescador

 

- Publicidade -

Ao mirar seu olhar de compositor nos encontros e desencontros da vida moderna nas grandes cidades, Melro encontra a paz no mar. Se conversa de pescador remete ao imaginário, aqui a expressão ganha vida real e convida a experienciar cada detalhe que passa despercebido em meio à correria do dia-a-dia. A inspiração veio das cidades praianas onde o artista viveu – primeiro, Natal (RN), e depois o Rio de Janeiro (RJ) -, mas vai além e se apropria do conceito japonês wabi-sabi, que aceita a transitoriedade e a imperfeição como parte da nossa humanidade.

 

“É sobre o pescador que entra no mar com sua jangada, ainda pela noite, e faz suas preces para colher o dia que vem com a manhã. Em contraste, a cidade, com todo o seu concreto e janelas misteriosas é pano de fundo para o mar, por vezes calmo e por vezes tomando o que é seu sem pedir licença”, explica Marcio.

 

“As paisagens litorâneas estão presentes na estética que me atravessa. Embora não seja uma pessoa solar, gosto de saber que a praia vai estar bem ali pertinho. Essa praia que me habita traz suavidade, calma e uma agradável neblina. O vento bate frio no rosto enquanto o sol do fim da tarde aquece com todo o equilíbrio e calma da mudança de seu turno com a lua. Essa é a paisagem que me atravessa e as cores com as quais eu tento pintar minhas canções”, completa o artista, que compôs a letra. Já a sonoridade de “Conversa de Pescador” foi construída ao lado de Renato Amu, responsável pela produção e execução de todos os instrumentos (violão, guitarra, baixo e sequencers). 

 

A inspiração sonora veio de linhas de baixo de bandas como The Verve, Coldplay e Oasis. Havia, também, uma sintonia temática, de acessar a imagem de um sol não escaldante, de uma melancolia doce que não é deprimente, nem necessariamente feliz – mas sempre poética. 

 

Melro é a personificação de poemas e canções compostos por Andrade há muitos anos e guardados em gavetas, ganhando vida apenas no escuro do quarto. Vocalista com experiência em bandas potiguares como Ledgers e Astúria e a carioca Inventário, Marcio mostrou sua versatilidade ao integrar coros-cênicos, sendo solista do Coletivo Embando e do grupo vocal Dá No Coro (indicado a categoria melhor grupo MPB no 27º Prêmio da Música Brasileira). Além disso, formou-se ator na centenária Escola Estadual de Teatro Martins Penna.

 

Mais tarde, se uniu a outros cantores parceiros para fazer uma série de shows no Beco das Garrafas (RJ) revisitando canções do Clube da Esquina. Já com o amigo Yves Baeta, mesclou músicas autorais com releituras de Milton Nascimento em uma série de shows. Foi ao participar do projeto Live a Live, que unia músicos e novos artistas, que Andrade conheceu o produtor carioca Renato Amu. Ele o convidou a gravar a voz em uma canção sua, “Convidada Indesejada”. Logo notaram o diálogo e afinidades estéticas entre suas ideias. Durante uma pausa na gravação, Marcio tocou uma canção de sua autoria: “Conversa de Pescador”. Amu então sugeriu que a gravassem também, registrando assim as duas primeiras faixas do projeto solo Melro.

 

O nome veio carregado de nostalgia: trouxe o mesmo pseudônimo que Marcio utilizava em um Tumblr para postar poemas. Já a identidade sonora vem da nova MPB, do pop singer-songwriter, do indie, do rock e do britpop dos anos 90 e 2000, desembocando em elementos eletrônicos. O resultado pode ser visto inicialmente no single e clipe “Convidada Indesejada”, cujo vídeo foi gravado no litoral do Recife com direção de Sylara Silvério e roteiro de Carlos Augusto Domingos. 

 

Assista ao clipe “Convidada Indesejada”: 

 

Agora, Melro amplia essa sonoridade ao revelar “Conversa de Pescador”. Em breve, será iniciada a gravação do primeiro EP do projeto.

 

Ouça “Conversa de Pescador”: https://smarturl.it/ConversaDePescador

 

Ficha técnica

Conversa de Pescador (Marcio de Andrade)

Melro – Vocais

Renato Amu – Produção e execução de todos os instrumentos (Violão, guitarra, baixo, sequencers).

 

Letra

Conversa de Pescador (M. de Andrade)

 

Sigo as marcas na areia

Sem saber aonde vão dar

Já não tenho tanta pressa

E caminho devagar

Piso fundo na água rasa

Da imensidão do mar

 

(Refrão)

Viaje o mundo e volte aqui

Pra onde não existem portas

Cair na praia e ouvir velhas estórias

Até a luz trazer

 

Deixo as marcas na areia

Sem me importar em chegar

Filosofia é a pedra

Que se move devagar a bem saber

Que não pode evitar as ondas

 

(Refrão)

Viaje o mundo e volte aqui

Pra onde não existem portas

Viver na praia e ouvir velhas estórias

Até a luz trazer

 

(Refrão)

Viaje o mundo e volte aqui

Pra onde não existem portas

Morrer na praia e ouvir velhas estórias

Até a luz trazer um novo dia

Fonte: Nathália Pandeló Corrêa

Compartilhe este Artigo

Aviso de Consentimento

O conteúdo que está acessando pode não ser adequado para sua idade. Continuar a partir daqui é de sua responsabilidade.