Celebs | Artista mineiro une MPB e músicas tradicionais da América do Sul em “Latino Nativo”
Topo
Por Daniel Pandeló Corrêa / Publicado quarta-feira, 01 abr 2020 12:09

Artista mineiro une MPB e músicas tradicionais da América do Sul em “Latino Nativo”

O cantautor, violonista e compositor Estevão Lobo estreia solo com o denso “Latino Nativo”, disco onde brinca com as raízes da música popular numa busca pelos elos comuns rítmicos e sociais do continente. O trabalho é um lançamento do selo Cantores Del Mundo e está disponível em todos as plataformas de música digital.

Ouça “Latino Nativo”: https://smarturl.it/LatinoNativoDisco

“O disco é um chamamento; uma convocação para nos atentarmos mais às nossas raízes em comum dentro do universo latino-americano. Essas origens perpassam desde os povos originários que aqui habitavam quando chegaram os colonizadores europeus, até os remanescentes indígenas ainda espalhados pelo Brasil e todos demais países hermanos vizinhos. Esse trabalho vem tentar exaltar aquilo que de comum nos constitui mais próximos e conectados entre nós e entre as coisas essenciais da vida; da terra, do ar, do fogo e da água que torna toda a vida possível”, reflete Lobo.

Mineiro de Entre Rios de Minas, Estevão se interessa por música desde a infância, passando pelos mais diversos estilos; do rock nacional e internacional ao samba de Cartola e choro. No entanto, duas influências se mostraram como grandes divisores de água no seu percurso: a bossa nova e o violão de João Bosco. No começo da vida adulta, começou a lidar profissionalmente com a música com a banda Cifras no Varal. Com eles, lançou o álbum “Roda dos Orixás”. Foi o primeiro passo do artista rumo a uma música que buscava a ancestralidade.

Isso se aprofunda no seu debut, fruto de uma campanha de financiamento coletivo, que traz a necessidade de enxergarmos a todos como descendentes dos povos originários cheios de sabedoria e diversidade. “Latino Nativo” foi produzido conjuntamente com Alexandre Andrés e conta com participações especiais das cantoras Iraty e Ilessi e de músicos renomados, como Cristiano Caldas e Natália Mitre, além de uma parceria com  Luiz Gabriel Lopes (Graveola, Rosa Neon).

“Esse lançamento representa o despertar para um caminho solo tentando expressar pela música e pela composição minha razão e ser/estar no mundo; observando as coisas ao meu redor, aquilo que me aflige ou acalma, tudo que é importante, significativo, ou até mesmo aquilo que é desprovido de sentido e é banal. Enfim, significa materializar eternamente um tempo fugaz através da arte que perpassa nossa cultura”, conta Estevão.

O tema do disco de Lobo dialoga com as metas do selo Cantores del Mundo, que trabalha com a nova cena musical brasileira e com parcerias e licenciamentos por outros países da América Latina. “Latino Nativo” está disponível em todos os streamings de música.

Ouça “Latino Nativo”: https://smarturl.it/LatinoNativoDisco


É permitida a reprodução desde que de forma individual (não de todas as matérias), citado o autor, a fonte (Site Celebs.com.br) e créditos de fotos.

Comentários